07 janeiro, 2013

A Reabilitação dos Romanov e o Renascimento religioso na Rússia

A Grã-Duquesa Maria Vladimirovna é a atual Chefe a Família Imperial Russa. Lutou pela reabilitação legal e oficial do nome da família Romanov, cujos membros já haviam sido canonizados como mártires pela Igreja Ortodoxa Russa. Muito atuante,  atingiu seu objetivo. No vídeo explica suas razões e vemos trechos das inúmeras viagens que faz a Rússia e seu contato com os russos atuais.







A Grã-Duquesa Maria Vladimirovna,  foi eleita "Personalidade do Ano"  pelo Instituto Biográfico em Moscou, por seu trabalho abnegado no campo da cultura, educação e filantropia, relacionando-o também ao 400 º aniversário da dinastia Romanov em 2013.  O Prêmio  foi criado em 1993, e sua principal tarefa tem sido o estudo da sociedade russa através do prisma de seus representantes mais proeminentes. O prêmio é concedido a cidadãos dignos da Federação Russa, e em alguns casos de outros países, por realizações proeminentes e contribuição para o desenvolvimento da Rússia nas áreas da religião, política, economia, educação, ciência, cultura, medicina, esportes, etc.

Porque Nicolau II foi chamado de “Sangrento”.

O Domingo Sangrento foi um massacre que aconteceu em 1905, em São Petersburgo, onde manifestantes ditos pacíficos marcharam para apresentar uma petição ao czar Nicolau II.  A marcha foi organizada pelo padre Gapon. Os manifestantes caminharam através das ruas, levando cruzes, ícones e estandartes religiosos, outras bandeiras nacionais e retratos do Tsar. Enquanto caminhavam cantavam hinos religiosos e o Hino Imperial Deus Salve o Czar. Os diversos cortejos deviam chegar ao Palácio de Inverno às duas da tarde. Não havia confrontação com as tropas. Ao chegarem ao Palácio, os manifestantes, segundo a versão tradicional, encontraram o caminho bloqueado por  linhas de infantaria e os soldados abriram fogo contra a multidão. O número oficial de vítimas foi 92 mortos e centenas de feridos. Gapon desapareceu e outros chefes da marcha foram apanhados. Apesar do Tsar não estar presente no Palácio de Inverno neste dia, levou a culpa pelas mortes.

A EXPLICAÇÃO DO PROTO-DIÁCONO ANDREY KURAEV
Abaixo o vídeo em russo legendado do Padre  Proto-Diácono  Andrey Kuraev ,  ex-ateu,  teólogo, Mestre  em Filosofia e Ciências.  É  o mais conhecido e popular dos padres russos atuais, por ser  considerado extremamente culto, intelectualizado e  ativista. É  professor da Universidade de Moscou. Mantém um blog muito acessado, sem nenhum tipo de censura, onde permite  até insultos pessoais. Sua cultura e erudição são famosas na Rússia atual. Por isso é de longe o mais convidado de todos os padres russos para participar de debates televisivos que envolvem polêmicas sobre religião e costumes. Tem programa de rádio e suas palestras são muito concorridas. Todos o consideram um debatedor brilhante, quase invencível. 


Apesar da diferença de contexto, se no Domingo Sangrento foram mortos 90 ou 1000, em Canudos foram mortos 20 mil pela recém-inaugurada república brasileira, sem perder de vista que em Canudos havia resistência armada.

O RENASCIMENTO RELIGIOSO NA RÚSSIA

A RECONSTRUÇÃO DA IGREJA DO CRISTO SALVADOR



Tour Virtual 360º maravilhoso dos interiores e exterior da Catedral
http://www.360pano.eu/xxc/
(ASSISTA EM TELA CHEIA)

O RENASCIMENTO DA PINTURA ICONOGRÁFICA 



O RESSURGIMENTO DOS COROS MASCULINOS "A CAPELLA" COM BAIXOS SUPER-PROFUNDOS



O FESTIVAL INTERNACIONA DA CULTURA ORTODOXA "DIAS IMPERIAIS"




A Igreja Ortodoxa Russa, que promove anualmente um festival religioso-cultural chamado "Dias Imperiais", ao qual acorrem milhares de pessoas de toda a Rússia e do exterior. O ponto alto é a vígília de noite inteira na "Catedral do Sangue Derramado" no dia do aniversário do massacre da Família Romanov. Quando clareia o dia, juntam-se a milhares de pessoas para uma caminhada de 4 quilômetros para outra cerimônia. O festival dura vários dias,  com palestras, exposições, concertos, toca de sinos, peças de teatro, entre outros eventos.







MAIS NOTÍCIAS VÍDEOS E PALESTRAS EM NOSSA PÁGINA PRINCIPAL http://www.circulomonarquicoriodejaneiro.org/ 
NOSSO FACEBOOK
 Junte-se a nós no Facebook Círculo Monárquico do Rio de Janeiro https://www.facebook.com/circulomonarquicodo.riodejaneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA MENSAGEM SERÁ SEMPRE BEM-VINDA!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OBRIGADO PELA VISITA