29 outubro, 2012

Dona Christine e Dona Eleonora: Damas da Ordem de Santa Isabel de Portugal


Sábado, dia 27 de outubro de 2012, na Catedral Católica Portuguesa de Roma, na Itália, a Duquesa de Bragança, Dona Isabel, de jure Rainha de Portugal, conferiu a Ordem Real de Santa Isabel à Damas da Realeza e da Nobreza, como forma de reconhecimento ao trabalho filantrópico por elas realizado.  




A Ordem, criada em 1801, pelo então Príncipe Regente Dom João de Portugal, futuro Rei Dom João VI, foi entregue sob a responsabilidade do Grão-Mestrado de Dona Carlota Joaquina em uma homenagem à Rainha Santa Isabel de Portugal. 



Desde então, muitas Senhoras ligadas à Nobreza de Portugal, e Rainhas estrangeiras foram agraciadas pela Ordem, podendo-se atingir a quantia de 26 Damas. Com a proclamação da república em Portugal, o governo provisório extinguiu a Ordem. 








Mesmo no exílio, a Princesa Dona Augusta Victória, esposa do Príncipe Dom Manuel II, utilizava a insígnia da Ordem. 









Em 1986, Dom Duarte, Duque de Bragança, de jure Rei de Portugal, restabeleceu a Ordem em Portugal, tendo, como 9º Grã-Mestra, a Duquesa Dona Isabel de Bragança, sendo hoje uma Ordem honorífica dinástica.  








As homenageadas foram Dona Christine, Princesa de Orleans e Bragança, do Brasil, (nascida de Ligne) e Dona Eleonora  (nascida Orleans e Bragança), Princesa Titular de Ligne, a Grã-Duquesa Maria Teresa de Luxemburgo, a Princesa Margaretha de Liechtenstein e a Princesa Herdeira Margarita da Romênia. 
Os Príncipes Dom Antonio de Orleans e Bragança, o Príncipe Michel de Ligne, irmão e cunhado respectivamente do Chefe da Casa Imperial do Brasil, S.A.I.R. o Príncipe Dom Luiz, o Grão-Duque Henri de Luxemburgo, o Príncipe Jean da França – Duque de Vendôme, o Príncipe Nicholas de Liechtenstein e autoridades também estiveram presentes a prestigiosa cerimônia, que foi seguida de almoço na Embaixada de Portugal.  




Na foto acima vemos a união da Casa Imperial da Bélgica com a Casa Imperial do Brasil: Dona Christine  e seu irmão, o Príncipe  Michel, casados respectivamente com dois irmãos da Casa Imperial do Brasil: D. Antonio e D. Eleonora.


Além de Dona Christine e Dona Eleonora, Princesas do Brasil, a Imperatriz Dona Teresa Cristina, a Princesa Dona Leopoldina (Duquesa de Saxe por casamento), a Princesa Dona Isabel, a Redentora e a Princesa Dona Maria (de jure Imperatriz do Brasil) foram Damas da Ordem de Santa Isabel de Portugal, já a Rainha Dona Maria II de Portugal, nascida Princesa brasileira, e a Imperatriz Dona Amélia do Brasil, na qualidade de Rainha de Portugal, também foram Grã-Mestras da Ordem. 

Junte-se a nós no Facebook Círculo Monárquico do Rio de Janeiro 
Digite na janela de busca Círculo Monárquico do Rio de Janeiro e peça para ser adicionado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA MENSAGEM SERÁ SEMPRE BEM-VINDA!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OBRIGADO PELA VISITA