25 junho, 2012

Reflexões sobre tema do próximo XXII Encontro Monárquico no sábado

Talvez se não houvesse o XXII Encontro no próximo sábado eu não fizesse esta postagem. Contudo, ao ler a programação, vi que o tema da palestra das 15h45 será
"O Jubileu da Rainha: fascínio dos símbolos, da pompa e da riqueza em pleno sec. XXI; sua admirável função cultural, didática e prática".
 Já fiz uma postagem sobre este evento, com o vídeo mais completo que encontrei. Vou incorporar outro aqui, que ressalta o mesmo ponto, talvez até mais. Viena é uma república. Ao visitá-la anos atrás, vi que seu turismo (importante fonte de renda para a Áustria) é todo centrado em marcos da época do Império Austro-Húngaro. Quem entendeu muito bem o tema da palestra do próximo sábado foi o maestro-violinista André Rieu. Qualquer cidade do mundo recebe este "superstar" (no bom sentido) da música clássica (principalmente valsas) devido às multidões que acorrem a seus concertos. Segundo palavras do próprio André Rieu, ele procura fazer o público se sentir num autêntico baile do Império, e para isso, até seus músicos se vestem  à caráter. No primeiro vídeo, ao vivo no Palácio Schönbrunn , o espetáculo inclui  a entrada dos convidados (os próprios músicos), e até do Imperador Franz Joseff  e da Imperatriz Sissi, logo após um discurso de 1:20 minutos em alemão. O efeito é  fantástico e empolga o público ao máximo. No segundo vídeo, as pessoas se levantam e, espontaneamente, começar a valsar entre as cadeiras do teatro, ou a bater palmas acompanhando o ritmo. Bem, vamos ao vídeo que diz muito mais do que eu seria capaz de explicar.
Ainda faltam 5 dias.  Inscrevam-se, reservem suas passagens e hotel, com antecedência!

Andre Rieu ao vivo, em 2006,  no Palácio Schönbrunn,  Vienna, onde morou D. Leopoldina, a primeira imperatriz do Brasil



Andre Rieu - Strauss-Walzer Medley 2005


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA MENSAGEM SERÁ SEMPRE BEM-VINDA!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OBRIGADO PELA VISITA