21 maio, 2012

Pesquisa mostra que 80% dos britânicos são a favor da monarquia


Cerca de 80% dos cidadãos britânicos se disseram a favor da monarquia, segundo pesquisa de opinião divulgada no mesmo dia em que a rainha Elizabeth 2ª comemora o Jubileu de 60 anos de reinado com um desfile militar no castelo de Windsor.

A pesquisa realizada pelo instituto Ipsos Mori com 1.006 adultos britânicos mostram que oito em cada dez são a favor da monarquia.

Segundo a pesquisa, apenas 13% se disseram favoráveis à adoção da república.

Os dados mostram que os mais monarquistas são os habitantes das Midlands, no centro do Reino Unido, onde 89% dos entrevistados disseram ser a favor da monarquia contra apenas 9% a favor de sua abolição.

O sul da Inglaterra é a região na qual a monarquia conta com menor apoio com 76% dos entrevistados a favor contra 17% pró-república.

O apoio à monarquia é maior entre os mais velhos com nove entre dez britânicos com mais de 55 anos a favor da permanência da realeza.

IDEOLOGIAS

Os entrevistados que se disseram conservadores são os mais favoráveis à manutenção da monarquia parlamentarista com 96% a favor.

Entre os liberais democratas 84% são a favor da monarquia e entre os que apoiam a esquerda trabalhistas 74% é a favor.

"O apoio à família real sempre foi grande e consistente, mas com as comemorações do Jubileu da rainha, esse apoio chegou a níveis recordes", disse diretor-adjunto da Ipsos Mori, Simon Atkinson.

Dentro das celebrações dos 60 anos de reinado de Elizabeth 2º, membros da Marinha Real Britânica, do Exército e das Forças Armadas participaram de um desfile militar no castelo de Windsor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA MENSAGEM SERÁ SEMPRE BEM-VINDA!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OBRIGADO PELA VISITA